Serial Experiments Lain, shirialu ekusuperimentsu lein) é uma série anime japonesade 1998 com 13 episódios. Com o objetivo de analisar o publico para um tema considerado inovador em sua época. Um dos animes com maior repercussão nos Estado Unidos, comparado ao maior sucesso do segmento, Akira
Lain, uma jovem adolescente solitária, desenvolve um fascínio pela informática e pelo Wired.
Iniciando uma nova série de posts, trago a proposta de discutir as idéias sobre alguns animes cuja temática foge do lugar comum.
Para o primeiro anime da discussão, trago Serial Experiments Lain.
A discussão tem spoilers do anime, portanto se você ainda não assistiu e pretende assistir o anime, leia numa outra oportunidade. Apesar que talvez seja até interessante ler o tópico antes de assistir o anime.
Sobre o anime: Serial Experiments Lain é um dos clássicos do renomado autor Yoshitoshi Abe.
A história é centrada em torno de Lain, uma garota de uma família (de certa forma disfuncional) de classe média. Um dia ela é apresentada, com um computador novo, ao “Wired”… seria a Internet em algum lugar do futuro.
A partir daí, vários elementos entram em cena… como teorias da conspiração, fantasmas que se comunicam através de redes de computadores, e outros elementos.
Crítica: Muitos dizem não ter entendido o anime. Muitos inclusive abandonaram o anime pela metade por não entender nada. O anime tem um estilo estranho, figurativo, com elementos e idéias escondidas aqui e ali. É um anime no adulto, não no sentido de conter conteúdo erótico, mas de compor temas complexos que crianças e jovens provavelmente ainda não tiveram contato.
Idéia por trás: Assim como muitas obras com temática voltada a filosofia, Serial Experiments Lain foi criado “complicado” de propósito… mais que entreter e mostrar uma história linear, o anime é um convite à reflexão. Alguns dos temas abordados são:
- As fronteiras da realidade;
- A percepção individual e coletiva da realidade;
- O que reside na memória das pessoas;
- Consciência, interconexão e alucinações.
Destrinchando: Tentando decifrar a trama o anime, temos Lain como uma espécie de chave que quebraria as fronteiras entre real e o virtual, através de códigos escondidos por Eiri Masami, diretor chefe de pesquisas sobre Protocol 7, o protocolo da “Wired”, e funcionário da Tachibana Computers, praticamente monopólio que domina a produção de computadores.
Estes códigos escondidos dariam controle da “Wired” para Masami, através de uma comunicação sem fio que funcionaria sem limites e sem fronteiras usando uma teoria conhecida como Schumman Ressonance.
Esse sistema teria uma influência tão grande num futuro onde praticamente todos estão conectados de alguma maneira pela “Wired”, que a distinção entre o real e o virtual se quebraria, borrando as definições do conceito de realidade.
Apesar da complexidade da história, vários elementos centrais para entender o que se passa são apresentados somente no meio da série, o que causa muita confusão para aqueles que assistem só alguns dos primeiros episódios.
Finalmente, vários outros elementos são abordados, com autores citando obras distópicas, Jung, temas como timidez, solidão e isolamento, diferenças de personalidade entre entidades virtuais e reais, teologia (evidente perto do final do anime), entre outras idéias.
O final (SPOILERS): Próximo ao final do anime, Lain se dá conta do que está acontecendo, e descobre que consegue moldar a percepção das pessoas da forma como bem entende. Através disso, ela consegue controlar a realidade. Alguns interpretam que Lain, percebendo o poder que tem, decide apagar eventos e memórias ligadas a ela não só por terceiros, como também dela mesma, para poder voltar a ter uma vida normal, renegando o poder total de uma deusa.
Concluindo: Não cheguei a essas conclusões sozinha, e creio ser difícil qualquer um chegar até aí. Talvez seja até mais proveitoso ler spoilers sobre o anime para poder aproveitá-lo da forma como seria planejada. Mas eu sinceramente gostei do anime, e creio que ele é um dos que mostram como os animes tem muito mais a oferecer e são muito mais maduros do que boa parte da sociedade ocidental pensa.
Convido os leitores a novas reflexões, perguntas, e citações de idéias que se encontram dentro do anime =)
vlw ae pela dedicatória !
ResponderExcluir